Eu não poderia deixar de falar sobre esse assunto, pois não só aconteceu na minha cidade, como também atingiu a uma pessoa próxima a mim. Estou falando sobre o caso do jovem assassinado friamente aqui em Porto Alegre vitima de "bullying". Eu não conhecia a vitima, mas conheço uma criança (não falarei nome pelo bem dela) que era colega desse jovem. Essa criança tem apenas 13 anos e está em estado de choque, pois não apenas um colega, mas também um amigo foi morto por causa de "brincadeiras" que algum animal levou a sério. Ela não queria mais sair de casa nem para ir a escola que fica na esquina, com medo de que aconteça com ele o mesmo que aconteceu com seu amigo.
Quando eu fiquei sabendo da noticia por meio do jornal, parei para refletir seriamente sobre o rumo que as coisas estão tomando. Não falo sobre as Bandas Coloridas ou sobre a pesquisa sobre as Eleições, temas de meus últimos posts. Falo de algo muito mais sério, sobre crianças que estão matando friamente, sem nenhum escrúpulo, outras crianças. Esse jovem em Porto Alegre não foi morto por traficantes e sim por uma outra criança mais nova que ele! Pior ainda, pelo que saiu nos jornais, o assassino não tinha nada a ver com a história. Ele apenas comprou a briga de um outro amigo! Infelizmente isso está virando algo comum (não que eu ache comum um jovem matar outro), ao ligarmos nossa televisão ou lermos ou jornal, cada vez mais vemos casos e mais casos de "bullying" ou de jovens armados.
Em contraponto, escutei muitas opniões na midia dizendo que a maior idade deveria ser diminuida para 16 anos. Então pergunto: De que adianta isso? Neste caso por exemplo, o assassino tem apenas 14 anos, continuaria impune. Não estou defendendo que deva ser como nos EUA em que aquela criança de 11 anos foi condenada a prisão perpétua (tema que já mostrei em outro post), mas sim que algo deve ser feito quanto a isso. Não podemos ficar esperando que algum politico resolva levantar seu traseiro da cadeira e fazer algo. Nós temos esse poder! Afinal, essas crianças que hoje estão se matando, são o "futuro" da nação. Façamos algo por nossas crianças! Senão a cada dia teremos mais noticias deprimentes como esta de Porto Alegre!
Espero sinceramente que este não seja apenas mais um desabafo!
bullying sempre existiu, mas só agora ganhou esse nome clichê americano. Quanto à violência, ela apenas evoluiu, com o acesso facilitado às armas, os socos e ponta pés dos pequenos foram trocados por munições e projéteis. Se o maior agride o menor, ele rapidamente pega uma arma de fogo e se põe em posição superior. Mas a solução não é prender, é educar. Ai volta aquele velho discurso que morreremos ouvindo a teoria, mas jamais veremos a pratica...
ResponderExcluirE este caso não é o único, na escola vizinha, poucos metros de distancia da que o menino assassinado estudava, já ocorreram inúmeros casos de assassinato entre alunos, mas não foram mostrados no balanço geral...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluireu conheci o guri que foi morto ..
ResponderExcluirna verdade ele foi morto porque tinha problemas na cabeça e era INSUPORTÁVEL, mas mesmo assim isso não é motivo pra matar outra pessoa, se agora eu começasse a matar todos que são chatos, iria matar muita gente
É tem que, ter mais policiamento nas ruas da capital dos gaúchos!
ResponderExcluirmeu colega conhecia esse guri que foi morto, pois a mãe dele foi professora do guri. pelo que ele me falou, o guri era mesmo dandão da cabeça, aí está o motivo pro bullying. ao contrário de provocar, os colegas deviam é ajudar o guri que tinha dificuldades. isso vem muito da educação que as crianças recebem em casa, ou não recebem.
ResponderExcluirmeu colega falou que a mãe do guri "não estava nem aí" pra ele, não dava a mínima, tanto que quando foi assassinado, ele estava descendo de um ônibus de linha em torno de dez horas da noite.
concordo com o anselmo, o bullying sempre existiu, mas nunca esteve tão em evidência como agora.
Isso que aconteceu está virando rotina, não só em porto alegre como em muitas cidades do brasil, temos sim que ter mais policiamento nas ruas das cidades mais também o governo começar a se preucupar mais com a educação do nosso povo, pois a educação é o inicio de um novo brasil.
ResponderExcluirMuitas crianças e adolescentes morrem todos os anos nas escolas do Brasil. Bullyng é só um termo novo para antigos problemas, só que com esse nome chama mais atenção das pessoas.
ResponderExcluirSuper valorizar uma noticia como o autor fez nesse comentário não é crime pois o balanço geral faz isso todos os dias...
Então diga-me autor se isso foi de fato um Desabafo.