terça-feira, 21 de setembro de 2010

E as tradições?

Caros amigos, esta semana iria falar sobre o horário eleitoral gratuito, mas por conta de alguns fatos que ocorreram ontem, resolvi mudar o tema de meu post semanal.
Como todos sabem, comemoramos ontem a Revolução Farroupilha, data máxima da cultura gaúcha que ontem chegou aos 175 anos. O que poucos sabem é que no dia 19 foi comemorado também o aniversário de nosso querido Parque Farroupilha, ou Redenção para os íntimos, e que este ano festejou seus 75 anos. Em apenas 2 dias festejamos duas datas importantes para todos os gaúchos e, principalmente, para nós porto-alegrenses.
Sei que muitos não sabiam disso, e afirmo que não é esse fato que me causa irritação. O que realmente me irrita é o fato de não ser feito nada para mudar isso. Nem mesmo um simples passe livre nos ônibus foi decretado pela prefeitura.
No dia 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, a prefeitura faz passe-livre, mesmo que seja apenas uma festividade religiosa que afete apenas católicos. Qualquer vacinação ou gotinhas que tenham que ser dadas já é motivo para se fazer passe-livre nos ônibus, mesmo que maioria das pessoas que pegam o ônibus não vão fazer vacina. E por que diabos a Revolução Farroupilha não é motivo suficiente para se decretar passe-livre??
Ontem gostaria de ter ido até o acampamento farroupilha e ao desfile de 20 de Setembro, mas ao ver que precisaria pegar 4 ônibus e gastar aproximadamente R$ 10,00 só de passagens, fora o que gastaria lá, desisti da idéia. Agora pensem quantas pessoas não devem ter desistido pelo mesmo motivo. E ainda tive que escutar no rádio alguém dizer que o povo não liga mais para as tradições gaúchas.
Espero sinceramente que esse ponto seja repensado para 2011, pois se ninguém fizer nada, em breve nossas tradições acabarão sendo predidas por falta de incentivos.
Mostremos valor e constância, nesta ímpia e injusta guerra, sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra!
Mas é apenas o desabafo de alguém apaixonado pelo Rio Grande!

8 comentários:

  1. Isso está certissimo , o povo de hoje em dia não dá mais bola para nada.

    ResponderExcluir
  2. caro amigo Flávio, sim, poderia ser passe livre dia 20, mas lembro-lhe, que é decretado 1 único dia por mês de passe livre, e este foi no dia 7 de setembro. Acho q sim, no RS deveria ser livre no dia 20, mas dia 7 já teve passe livre.

    ResponderExcluir
  3. Esta ai mais um decreto que considero ridiculo em meio a tanta já existentes.
    Mas o passe-livre foi apenas um exemplo da falta de descaso com o 20 de setembro.
    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. Acho que, infelizmente, as tradições já foram perdidas e que as pessoas que vão a essas comemorações ou só se lembram que são gaúchos nesse dia ou só vão porque vai ser um simles passeio como qualquer outro.
    Concordo contigo, só acho que ainda deve ser feito mais do que passe-livre (:

    ResponderExcluir
  5. texto de um mangolão, critica tanto mas não é nem um pouco tradicionalista.

    ResponderExcluir
  6. Em relação ao aniversário da Redenção, a prefeitura até divulgou no site que teria algumas exposições lá para comemorar o dia 19. Quem não compareceu lá obviamente não ficou sabendo do aniversário do parque.
    E quanto a "falta de tradicionalismo", não é deixando de ir no acampamento farroupilha que tu vai ser menos gaúcho.

    parabéns pelo blog! :D

    ResponderExcluir
  7. "Qualquer vacinação ou gotinhas que tenham que ser dadas já é motivo para se fazer passe-livre nos ônibus" Erradicar uma doença de um país e/ou simplesmente manter os cidadãos saudáveis é sim muito mais importante que qualquer data comemorativa, seja ela qual for. Somente um ignorante acharia mais importante uma festividade à prevenção de uma doença.

    ResponderExcluir
  8. "Mas o passe-livre foi apenas um exemplo da FALTA DE DESCASO com o 20 de setembro." me envergonho de ter entrado nesse blog.

    ResponderExcluir